Quem Somos

Somos a PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, uma organização do Grupo Euroconsumers, líder global em informações inovadoras, serviços especializados e defesa dos direitos dos consumidores. Com mais de 1,5 milhão de associados presentes em 5 países, a Euroconsumers colabora com empresas no mundo inteiro elevando os padrões de mercado, desenhando melhores produtos e serviços e colocando o consumidor no centro da economia digital.

A PROTESTE, é uma associação sem fins lucrativos, apartidária e independente, que apoia os brasileiros em suas escolhas diárias de compras e contratação de serviços. Há mais de 20 anos no Brasil, fornecemos as melhores soluções de consumo para a população, suporte ao mercado na correção de falhas e participação no aprimoramento da legislação brasileira.

Realizamos testes comparativos e estudos de mercado, com a atuação de profissionais qualificados e de diferentes especialidades. Os conteúdos são disponibilizados em nosso site, aplicativo, revistas e e-books. Também organizamos eventos e debates de alto nível, com a participação de reguladores, instituições acadêmicas, empresas e organizações da sociedade civil. A nossa atuação está pautada no diálogo e oferecemos nosso Serviço de Defesa do Consumidor para orientar nossos associados acerca de seus direitos e intervindo de forma a buscar o equilíbrio entre quem produz e quem consome. 

A nossa Missão é promover a melhor relação entre consumidores, fornecedores e órgãos reguladores.
Temos orgulho de nossas conquistas ao longo dos anos e de nossos valores, que nos guiam para o futuro: Independência, Proximidade e Excelência.

Associe-se a PROTESTE

Especialistas em defesa do consumidor disponíveis para ajudar você (defesa do consumidor)

Acesso a todos os testes comparativos de em produtos e serviços

Revista PROTESTE (Digital ou Física)

Descontos exclusivos de até 60% em mais de 5 mil estabelecimentos


Atuação Institucional

Para defender o consumidor, a PROTESTE atua junto a fornecedores e autoridades.

De um lado, luta para que os produtos e serviços oferecidos aos consumidores cumpram as normas de segurança e desempenho, em especial o Código de Defesa do Consumidor. De outro lado, busca a aprovação de legislação que garanta a proteção do consumidor.

Sempre que necessário, a PROTESTE aciona o Ministério Público, comparece a audiências públicas promovidas pelas Casas Legislativas, colabora em consultas públicas que tratam de questões importantes para o consumidor, cobra dos órgãos públicos reguladores ou fiscalizadores uma atuação mais efetiva e vai à Justiça para defender os direitos dos consumidores de modo coletivo.

A PROTESTE também promove seminários temáticos, com a participação de convidados internacionais, e campanhas de conscientização da opinião pública, em parceria com órgãos públicos e entidades civis.


Testes e Estudos

Defender o consumidor não se faz apenas pela orientação e pelo acompanhamento no caso de problemas de consumo.

A informação é uma arma valiosíssima para ele. É por isso que a PROTESTE realiza testes e estudos comparativos de produtos e serviços de todo tipo.

Esses testes apontam não apenas se os produtos seguem as normas, como os classificam em uma escala decrescente de qualidade. Assim, o consumidor sempre encontra o melhor do teste e também a escolha certa, o produto ou serviço que tem a melhor relação qualidade (boa)/preço, para facilitar sua escolha e fortalecer o seu poder de compra.

Em mais de dez anos de atividades, a PROTESTE já promoveu cerca de 400 testes de produtos (desde alimentos até equipamentos de informática, passando por eletrodomésticos e produtos de limpeza) e quase 200 estudos de serviços financeiros.

A PROTESTE trabalha de modo completamente independente e apartidário para garantir resultados justos em seus testes comparativos, sempre levando em consideração o que é melhor para os consumidores.

Por exemplo, para garantir a credibilidade dos resultados, as amostras utilizadas nos testes comparativos da PROTESTE são compradas anonimamente nas lojas. Esse cuidado assegura que o produto testado é exatamente o mesmo a que os consumidores têm acesso.

Associe-se a PROTESTE

Especialistas em defesa do consumidor disponíveis para ajudar você (defesa do consumidor)

Acesso a todos os testes comparativos de em produtos e serviços

Revista PROTESTE (Digital ou Física)

Descontos exclusivos de até 60% em mais de 5 mil estabelecimentos